Cuidados durante o inverno de acordo com a MTC
Dicas da Medicina Chinesa para o inverno e os dias frios de outras estações
03/08/2018 | 20:18
O inverno chegou e, com ele, também o frio. Mesmo o inverno brasileiro sendo muito menos rigoroso que o chinês, ainda assim é preciso tomar alguns cuidados.
A dica de hoje serve não só para a estação, mas deve ser mantida como um hábito cotidiano, sempre que estiver frio.
No inverno, é importante evitar:
- Ingerir bebidas e alimentos gelados. Dê preferência a bebidas em temperatura ambiente ou morna. Ingerir água morna, por exemplo, tem inúmeros benefícios para o organismo;
- O consumo de alimentos crus e frios, como comida japonesa. Estas podem ser consumidas em menor quantidade na primavera e no verão;
- O consumo de saladas cruas.
Na Medicina Chinesa, o baço é o principal órgão envolvido no processo de transformação e transporte da energia pura abstraída dos alimentos. A ingestão de alimentos crus, frios e gelados leva à incapacidade do baço de realizar esta função, gerando o que é chamado, na medicina chinesa, de umidade interna. São manifestações de umidade interna, por exemplo, após o almoço, o peso nas pernas e na cabeça, a distensão abdominal e a sonolência excessiva.
Procure ingerir sopas mornas, chás quentes ou mornos e vegetais cozidos. Nos sucos, acrescente, sempre que possível, fatias de gengibre para deixá-los um pouco mais picantes, mantendo seu corpo aquecido.
Uma outra dica importante é proteger o pescoço, principalmente a nuca, usando cachecóis, roupas com gola alta. Cabelos longos ajudam na proteção, desde que estejam soltos e cobrindo a região.
Nas laterais do pescoço existe um ponto de acupuntura chamado Feng Chi (Feng – 风 – significa “vento”, Chi – 池 – significa “fosso, poço, reservatório”). Na cultura chinesa e na medicina tradicional chinesa, acredita-se que o vento penetra neste ponto e, assim, nos resfriamos. Como o frio do inverno da China avança por aproximadamente um mês e meio na primavera, os chineses só deixam os cachecóis em meados da primavera.