Meridiano Spa

+55 (31) 98411-4064

meridiano@meridianospa.com.br

Conheça as doenças que a Medicina Tradicional Chinesa trata

Os tratamentos vão muito além da dor

A Medicina Tradicional Chinesa é conhecida no Brasil pelo tratamento de dores, principalmente com o uso da acupuntura. Porém, a MTC atua com eficácia em diversas outras doenças, como terapia principal ou auxiliando, como coadjuvantes, em tratamentos alopáticos. Entre as diversas doenças que a MTC trata estão:


Infertilidade

A infertilidade é uma desordem que acomete muitas mulheres. Não são raros os casos em que exames laboratoriais é possível observar a ausência de qualquer problema fisiológico ou anatômico que explique a infertilidade, que é bem diagnosticada dentro da Medicina Chinesa como uma síndrome de bloqueio energético que, muitas vezes, é proveniente de fatores emocionais ou estresse físico ou emocional. A incidência de infertilidade masculina é menor, mas também deve ser observada durante o tratamento da mulher.

Psoríase

A psoríase é um problema dermatológico que atinge majoritariamente os homens. Existem diferentes tipos de psoríase e todas podem ser tratadas muito bem com acupuntura, laser, fitoterapia da Medicina Chinesa e outros recursos que essa medicina dispõe.

Herpes Zoster

A Herpes Zoster tem acometido não só pessoas acima dos 45 anos, mas também jovens. É a reativação do vírus Varicela Zoster, que fica adormecido na medula após contato com a catapora. Ela se desenvolve através causas como estresse, fator emocional ou doenças que declinam o sistema imunológico, manifestando-se com lesões (feridas) de um dos lados do corpo, geralmente nas costas, mas pode aparecer em outras regiões do corpo. A Medicina Chinesa trata muito bem, mesmo quando o antiviral ou o corticoide não apresenta resultados satisfatórios. Na China, a Herpes Zoster é tratada com os recursos das medicinas chinesa e alopática concomitantemente. Neste caso, a fitoterapia chinesa é a principal terapêutica utilizada e a acupuntura é recomendada como coadjuvante.

Distúrbios da coluna vertebral

A coluna pode apresentar várias formas de desordens, seja por trauma ou por problema de fundo emocional. A maior incidência desses distúrbios acontece na região lombar, como hénias, contraturas, artrose, etc. Dores lombares podem acontecer por movimento irregular da coluna em uma atividade física ou por má postura laboral. Na Medicina Chinesa tratamos com acupuntura, laser, infravermelho, massagem (Tui Na), ventosa, etc. Os resultados são satisfatórios quando é usado o máximo de recursos disponíveis e quando são bem aplicados.

Distúrbios dos ombros

Esses problemas são mais frequentes em idosos, mas também acomete jovens. Neste último caso, a maioria das vezes o distúrbio se dá por trauma. Problemas como a síndrome do ombro congelado, tendinites e artrose são muito bem tratados com a Medicina Chinesa, usando acupuntura associada a laser, infravermelho e ventosas.

Enxaqueca

A enxaqueca acomete, na maioria dos casos, mulheres jovens, mas aparece também em mulheres acima dos 40 anos. Em mulheres em idade reprodutiva, as manifestações dos episódios relacionam-se com fator hormonal, como na irregularidade menstrual. Pode ser também por estresse, tensão no trabalho ou no estudo. Em mulheres acima dos 40 anos, observam-se causas não muito claras, mas algumas vezes relacionadas a alimentos, ingestão de álcool e tabaco. Na Medicina Chinesa, o resultado é muito evidente com aplicação da acupuntura, infravermelho e fitoterapia.

Hipertensão

A hipertensão é um problema que atinge grande parte da população. A ingestão excessiva de sal, alimentos fritos, alimentos industrializados, entre outros, são as principais causas do aparecimento. Na Medicina Chinesa, tratamos com acupuntura, reduzindo os níveis de ansiedade e regulando o organismo como um todo. Regulamos a pressão arterial com ervas chinesas, muitas vezes com resultados positivos em hipertensão por fator emocional, estresse ou ingestão excessiva de alimentos ricos em sal ou gordura. Nos casos de hipertensão crônica, a Medicina Chinesa ajuda a manter a regularidade, além de melhorar a capacidade do paciente em conviver com essa desordem. Na Medicina Chinesa, usa-se principalmente a fitoterapia, algumas vezes aliada à intervenção medicamentosa alopática, com resultados bem mais evidentes. A acupuntura é utilizada para controlar o estresse e regular as emoções.

Depressão

Depressão é uma desordem causada pela deficiência na captação da serotonina, substância produzida pelo cérebro que provoca bem estar. Um grande percentual da população brasileira apresenta, em algum momento da vida, um episódio de depressão, muitas dela com várias recidivas, mesmo controlando com medicamentos químicos. Na Medicina Chinesa, o suporte com a fitoterapia e a acupuntura é fundamental quando ocorrem episódios mesmo em uso de medicamentos. A fitoterapia possui a função de evitar o aumento da dose desses medicamentos e ela funciona para regular o organismo para sair da recaída. A acupuntura associada a fitoterapia possui potencial para aumentar o tempo de recuperação e manutenção da saúde.

Diabetes

A diabetes é uma desordem endócrina que acomete crianças, adolescentes e adultos. A grande vilã é a ingestão de alimentos ricos em açúcar. A obesidade proveniente de várias causas também é um meio para o aparecimento da diabetes. Na Medicina Chinesa, tratamos com acupuntura, fitoterapia e orientação alimentar segundo a cultura chinesa, mas sempre em conjunto com outros profissionais, como endocrinologistas e nutricionistas. Em casos de lesões, é usado o laser.

Obesidade

A obesidade atinge cada vez mais jovens e crianças. A prática de atividades físicas, ter uma alimentação balanceada, reduzir a ingestão de doces e alimentos ricos em gorduras são práticas fundamentais para evitar que elas adoeçam. A Medicina Tradicional Chinesa possui recursos que podem ajudar muito no tratamento: a acupuntura reduz o nível da ansiedade, evitando assim a compulsão pela excesso na alimentação e proporciona mais consciência. A fitoterapia da Medicina Chinesa age regulando os órgãos responsáveis por perderem suas funções peculiares de processamento dos alimentos. Outros recursos como a ventosaterapia, a eletroestimulação, a auriculoterapia entre outras técnicas, possuem efeito evidente no processo da perda de peso.

Insônia

A insônia é um distúrbio que afeta muitas pessoas. Vários fatores levam ao acometimento por esse distúrbio como perda do trabalho, estresse, depressão, uso contínuo de certos medicamento, entre outros.

A visão da Medicina Chinesa é bem diferente da Medicina Ocidental, tendo a insônia como um sinal de desequilíbrio interno, seja ele físico ou energético. Muitos órgãos podem ser acometidos ao mesmo tempo e o desequilíbrio faz com que estes órgãos produzam fatores patogênicos internos como o calor em excesso, levando à agitação. Esse calor pode ser produzido pelo estômago, pelo coração, pelo fígado, etc.

O tratamento desse desequilíbrio se dá através de fitoterapia chinesa, acupuntura, massagem (Tui Na), ventosas, eletroestimulação (em caso mais severos). Os resultados são surpreendentes, pois regulamos esse desequilíbrio na raiz.

Acne

A acne afeta principalmente os adolescentes, mas também mulheres jovens e adultas quando ocorre irregularidade hormonal, ou homens e mulheres que têm uma dieta desequilibrada, com ingestão excessiva de alimentos quentes ou picantes, como pimenta e gengibre, associados a outros alimentos que levam a essa desordem, como consumo excessivo de farinhas brancas, leites e derivados.

Na Medicina Chinesa, procuramos eliminar esses hábitos, pois eles são os vilões que levam ao aparecimento de acnes. Regular a alimentação, propor um estilo de vida mais saudável é fundamental para ajudar o tratamento, que utiliza-se ervas da fitoterapia chinesa, acupuntura, ventosa, laser e máscara facial com massagem. Estes recursos terapêuticos têm como objetivo, regular a produção hormonal em adolescentes. A acupuntura faz muito bem esse papel, a fitoterapia regula o organismo de dentro para fora, enquanto a máscara facial trata a pele esteticamente.

Ansiedade

A ansiedade é um desequilíbrio que possui inúmeras causas. Na Medicina Chinesa, entende-se que a ansiedade é um sinal de que o organismo está mostrando uma mudança interna, seja ela por algo bom ou ruim. O desequilíbrio dos órgãos é, na maioria das vezes, a principal causa da ansiedade, mas fatores externos também podem levar a esse distúrbio, como eventos emocionais e estresse. Estes fatores afetam os órgãos, os órgãos produzem calor interno  e o calor interno agita o coração levando à perturbação da mente. Na Medicina Chinesa, sabemos que o coração é o palácio da mente, por isso, energeticamente, os distúrbios emocionais afetam primeiramente o coração e depois a mente, pois esta é comandada pelo coração.

A ansiedade é muito bem tratada com acupuntura, ervas chinesas, Tui Na (massagem chinesa), ventosas, atividades corporais chinesas e auriculoterapia.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma desordem autoimune, ou seja, o sistema imunológico ataca o próprio organismo. A Medicina Chinesa também compreende a artrite reumatoide de diferentes formas. Os resultados com acupuntura têm sido evidentes no controle da dor e no tratamento da raiz desse distúrbio. A fitoterapia chinesa possui ervas específicas e grande capacidade de tratar a fase crônica e evitar recidivas. Recomendações dietéticas da Medicina Chinesa também são fundamentais para ajudar na correção do quadro agudo ou crônico.

Menopausa

A menopausa é um desequilíbrio que afeta as mulheres antes e após a cessação da menstruação. Em algumas mulheres, os sintomas se iniciam mesmo antes da cessação da menstruação e, após essa cessação, os sintomas tornam mais pronunciados.

A Medicina Chinesa mostra muito eficácia no tratamento desse desequilíbrio, eliminando principalmente as ondas de calor e sudorese que incomodam muito nessa fase. As ervas chinesas são muito eficientes para essa finalidade, a acupuntura ajuda muito a regular o sono e a irritabilidade.

Irregularidade menstrual

Na Medicina Tradicional Chinesa, a irregularidade menstrual se deve ao desequilíbrio dos órgãos capazes de receber a energia para promover a menstruação – os rins, o fígado, o baço, útero – que devem possuir um fluxo energético perfeito para que isso aconteça. Os meridianos desses órgãos também são cruciais para a manutenção do ciclo menstrual.

A acupuntura, associada à eletroestimulação, possui resultados satisfatórios, por exemplo, na redução das cólicas. Entretanto, o melhor tratamento é a prescrição da fitoterapia chinesa, pois atua diretamente na tonificação, quando houver deficiência, e na eliminação, quando houver algum fator patogênico interno ou externo que leve à irregularidade.  A mudança de hábitos também pode ajudar a regular a menstruação como a dieta, atividade física regular e evitar instabilidades emocionais frequentes.