Meridiano Spa

+55 (31) 98411-4064

meridiano@meridianospa.com.br

As estranhas expressões da Tradicional Chinesa

As estranhas expressões da Tradicional Chinesa

Termos e expressões incomuns das consultas de MTC

03/08/2018 | 22:25

Quando o paciente chega em meu consultório para uma consulta e eu inicio a construção do diagnóstico em minha mente, expressões como Qi, calor, frio, fogo, umidade, Yin, Yang, essência congênita, fogo do fígado, entre tantas outras, vêm à mente. Mas e você? Como entende isso tudo?

Em uma consulta com um acupunturista ou um médico tradicional chinês (lembrando que ele não precisa ter olhos puxados), você se deparará com perguntas e expressões estranhas e engraçadas. Além disso, vai perceber que temos alguns procedimentos incomuns à medicina ocidental.  

Tem excesso de calor? Heim? O que é isso? O calor pode se acumular naturalmente, apenas saindo do seu estado natural do corpo. Um pequeno aumento já pode ser considerado patológico, podendo, inclusive, indicar um processo inflamatório. O calor tem várias formas de se apresentar, pode ser chamado de calor verdadeiro (processo inflamatório), calor falso (proveniente de patologias crônicas) ou calor tóxico, quando deparamos com um processo infeccioso.

Ainda falando de calor, algum médico já te perguntou se você tem aversão ao calor? Esse é um dado importante para o diagnóstico na Medicina Chinesa, significa que existe excesso de calor interno. Quando a ansiedade aparece, dizemos que o calor chegou ao coração. E aversão ao frio? Perguntinha comum para mulheres: Você percebe sensação de frio no baixo ventre?

Depois destas perguntas incomuns (e das respostas desconfiadas), vem o diagnóstico. Acúmulo de umidade, já ouviu falar? Isso mesmo, a umidade da natureza pode interferir na umidade do corpo. Por isso, existem sintomas como distensão abdominal, membros e cabeça pesados, fezes pastosas e que afundam.

Deficiência do Yin, deficiência do Yang, deficiência do Qi (energia) do baço, dos rins, dos pulmões, do coração, etc. Na maioria das vezes, as deficiências não demonstram uma patologia grave em si, podem ser apenas energéticas, mas, em alguns casos, essa deficiência pode ser proveniente de alguma doença. Abrindo um parênteses aqui, na Medicina Chinesa não tratamos doenças, tratamos síndromes, que são os padrões de desarmonias dos órgãos e vísceras.

Não poderia deixar de falar sobre o fogo do fígado. Minha esposa adora essa! Quando uma pessoa fica com muita raiva, dizem que o fogo do fígado subiu, o que explica os olhos vermelhos nessas situações. Quando ela fica nervosa e eu falo que é o fogo do fígado, preciso correr, ela diz que quem vai se queimar sou eu.

Ainda tem os tipos de pulso, que são 28! Escorregadio, deslizante, em corda, fino, profundo, irregular, lento, rápido, áspero, superficial, travoso, etc. Mas isso é assunto para outro texto.