Meridiano Spa

+55 (31) 98411-4064

meridiano@meridianospa.com.br

Cuidados durante o inverno de acordo com a MTC

Cuidados durante o inverno de acordo com a MTC

Dicas da Medicina Chinesa para o inverno e os dias frios de outras estações

03/08/2018 | 20:18

O inverno chegou e, com ele, também o frio. Mesmo o inverno brasileiro sendo muito menos rigoroso que o chinês, ainda assim é preciso tomar alguns cuidados.

A dica de hoje serve não só para a estação, mas deve ser mantida como um hábito cotidiano, sempre que estiver frio.

No inverno, é importante evitar:

- Ingerir bebidas e alimentos gelados. Dê preferência a bebidas em temperatura ambiente ou morna. Ingerir água morna, por exemplo, tem inúmeros benefícios para o organismo;

- O consumo de alimentos crus e frios, como comida japonesa. Estas podem ser consumidas em menor quantidade na primavera e no verão;

- O consumo de saladas cruas.

Na Medicina Chinesa, o baço é o principal órgão envolvido no processo de transformação e transporte da energia pura abstraída dos alimentos. A ingestão de alimentos crus, frios e gelados leva à incapacidade do baço de realizar esta função, gerando o que é chamado, na medicina chinesa, de umidade interna. São manifestações de umidade interna, por exemplo, após o almoço, o peso nas pernas e na cabeça, a distensão abdominal e a sonolência excessiva.

Procure ingerir sopas mornas, chás quentes ou mornos e vegetais cozidos. Nos sucos, acrescente, sempre que possível, fatias de gengibre para deixá-los um pouco mais picantes, mantendo seu corpo aquecido.

Uma outra dica importante é proteger o pescoço, principalmente a nuca, usando cachecóis, roupas com gola alta. Cabelos longos ajudam na proteção, desde que estejam soltos e cobrindo a região.

Nas laterais do pescoço existe um ponto de acupuntura chamado Feng Chi (Feng –  风 – significa “vento”, Chi –  池 – significa “fosso, poço, reservatório”). Na cultura chinesa e na medicina tradicional chinesa, acredita-se que o vento penetra neste ponto e, assim, nos resfriamos. Como o frio do inverno da China avança por aproximadamente um mês e meio na primavera, os chineses só deixam os cachecóis em meados da primavera.